Fórum House of Night BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escrevendo uma Fanfic

Ir para baixo

Escrevendo uma Fanfic Empty Escrevendo uma Fanfic

Mensagem por NatBelus Sex Mar 04, 2011 12:32 am

Escrevendo FanFics – Dicas para criar uma boa História.
Por Natasha Belus

Fãs de filmes, livros, séries, mangás, entre outros adoram imaginar seus personagens favoritos em situações diversas, inusitadas e divertidas (ou não). A imaginação corre solta e vem a vontade de por para fora, mas não de qualquer jeito, e sim “jogando” em um lugar onde o maior número possível de pessoas possa ver: na internet. Porém, para que uma fanfiction fique nos “trinques” são necessários alguns cuidados relacionados com transmissão da mensagem.
Não dá para descuidar da Gramática. Não adianta, você pode detestar estudar Português, mas para fazer um bom trabalho é necessário saber, no mínimo, concordância verbal. É claro que você não precisa analisar cada oração e classificá-la, ou então saber a morfologia e a sintaxe de cor, mas saber escrever requer um pouco de treino. Então, vamos aprender?

A nova ortografia.
Se você ainda não escreve seguindo as novas regras ortográficas, trate de se atualizar. Uma rápida olhada no Google pra suas dúvidas sumirem, ou não, de qualquer forma atualize seu Word para que ele corrija os seus textos. É bom lembrar IDEIA não tem mais acento e MICRO-ONDAS agora tem hífem.

Verbo.
O vilão malvado. Observe os verbos no Plural no Pretérito, Presente e Futuro:

Cataram, Cantam, Cantarão
Amaram, Amam, Amarão
Viveram, Vivem, Viverão


Notaram? No presente eles terminam com AM. Agora olhe esse:

Estiveram, Estão, Estarão
Eram, São, Serão
Foram, Vão, Irão


O presente é com ÃO além de haver diferenças entre os tempos verbais. Só se aprende na prática.

Pontuação
A pontuação pode alterar o sentido de uma frase inteira.

Maria toma banho porque sua. Mãe, disse, pegue a toalha.
Maria toma banho porque sua mãe disse: pegue a toalha.


Também pode causar ambiguidade (duplo sentido):

Carlos se encontrou com Jonas e disse:
- Gabriel saiu com sua irmã.


Nesse caso não se sabe se a irmã é a do Gabriel, de quem eles falam, ou se a irmã é de Jonas, com quem se fala. Para evitar ambiguidade é importante reler a frase e pensar como um “leitor” e não como o autor. Porém nesse caso você pode acrescentar informações ao contexto para evitar o equívoco (engano).

Vocabulário
Saber alguns sinônimos facilitam sua vida para dar mais dinâmica ao seu texto, conhecer palavras diferentes também. Além de enriquecer seu texto você conseguirá mais leitores e seu texto ficará mais interessante.

O texto em si
Antes de começar a escrever a sua fanfic, ou uma narração qualquer, levante (liste) alguns aspectos relevantes como: Personagens e suas características físicas e psicológicas, espaço, tempo, cronologia. Depois esquematize uma trama: introdução, apresentação dos protagonistas, situação problemas, antagonistas (quem é contra o protagonista), fatos principais. Pegue um papel ou um arquivo do Word e “esboce” a sua fanfic:

Capítulo 01 – Fulana vai à escola pela primeira vez e conhece tais pessoas, incluindo Fulano que não vai com a sua cara. É de dia e faz muito calor o que deixa todos irritados e piora a situação.
Capítulo 02 – Fulana ouve boatos de que algo muito errado está acontecendo. Fulano parece suspeito. Fulana e sua amiga Sicrana resolvem investigar e seguem Fulano.
Capítulo03 - Fulana e Sicrana não descobrem nada e sabem que Fulano é só um cara com problemas normais e um tanto agressivo, mas as coisas estão longe de acabar bem.


Agora é hora de escrever, vamos começar com a apresentação do espaço e/ou do personagem:
O dia estava claro e o sol brilhava muito. O sol seria bastante agradável se Fulana estivesse em uma praia, mas na verdade estava na escola assistindo a uma aula chata de História. Era o primeiro dia de aula e ela não conhecia ninguém, além disso era tímida demais e não conseguia se aproximar de ninguém.

Agora vamos colocar alguns detalhes e retirar alguns “clichês” para enfatizar a ação e melhorar a história:
O dia estava claro, o céu limpo e sem nuvens e o sol brilhava intensamente. Aqueles raios de sol seriam bem agradáveis se Fulana estivesse de biquíni em uma praia, mas ao invés disso ela estava dentro de uma sala de aula usando um uniforme calorento, sem nenhum ventilador a disposição e com uma professora chatíssima ministrando uma aula exaustiva de história. A situação se tornava mais angustiante porque era o primeiro dia de aula na escola e ela não conhecia ninguém. Tímida, não sabia o que fazer para se aproximar das pessoas.

Atenção: Se você está narrando uma história no passado USE SEMPRE no passado. O narrador não pode ficar “viajando no tempo” durante a narrativa, seja ele Observador ou Personagem. Deixe o presente e o futuro para os discursos diretos (falas) dos personagens.

Internetiquês:
Não, um bilhão de vezes NÃO! Usar abreviações e o h no lugar do ´ é legal durante conversas no MSN ou recados rápidos no Orkut/Facebook/Twitter. Escrever uma história desse jeito não dá. Além de ser feio visualmente, cansa a pessoa e mostra uma falta de cuidado com o leitor. Você está fazendo uma narração, não contando fofoca para uma amiga.

Termos Clichês:
A não ser que você queira escrever histórias infantis para crianças do Maternal, que precisam de expressões de ação mais emotivas, evite o uso de: Era uma vez... e De Repente.
Evite também o uso dos apostos “ele(a) disse”, use o aposto para explicar ou itensificar uma ação que o personagem realiza durante ou depois da fala:

Exemplo do que não se deve fazer:
- Oi – disse Sicrana.
- Oi – respondeu Fulana
- Meu nome é Sicrana. – ela disse.
- Prazer, meu nome é Fulana – Fulana cumprimentou.
- Então, você é nova aqui, não é? – Sicrana perguntou.


Exemplo do que se deve fazer:
- Oi - A menina se aproximou cumprimentando.
- Oi
- Meu nome é Sicrana.
- Prazer, meu nome é Fulana
- Então, você é nova aqui, não é? – Sicrana perguntou com um sorriso no rosto.


Pronto, limpo direto e fácil de entender e ainda dá pra sentir um pouco da emoção dos personagens.
Essas são algumas dicas de como fazer uma narração qualquer dúvida ou sugestão é só postar.


E aproveitando gostaria de divulgar a minha fiction, o nome dela é Hi No Chikara. Alguns Capítulos são Ilustrados e tem uma página para vocês conhecerem os personagens, não é obrigatório e não faz diferença se você não ler, mas espero a opinião de vocês.clique aqui
NatBelus
NatBelus
Vampyro(a)

Feminino Mensagens : 204
Vinho com sangue : 430
Reputação : 25
Data de inscrição : 11/02/2011
Idade : 31
Localização : Brasília - DF
Humor : Depende do Momento

http://natashabelus.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos